DevBlog #18 – Novo Sistema de Amigos no HMM

  • 27 de December de 2019

Oi galera, aqui é o Ygor, eu sou Líder Game Designer na Hoplon, e fui líder do desenvolvimento dessa novo sistema de amigos do Heavy Metal Machines. 

Em todos os jogos, é comum que jogadores competitivos anseiem por contato social. Competir, afinal, é também uma forma de se relacionar com outras pessoas. Nosso desejo de vitória, nossa vontade de ser desafiado e superar esses desafios, nosso desejo de triunfar, está associado com nosso desejo de ser um vencedor, e de ser reconhecido pelos outros como tal. Nesse sentido, funcionalidades de cunho social, que façam com que os jogadores interajam um com os outros, contribuem diretamente para o aspecto competitivo de todo jogo.

Havy Metal Machines, como jogo competitivo que é, já possui funcionalidades assim. Em HMM, já é possível formar grupos e times, no intuito de participar de partidas com esses outros jogadores. Além disso, já é possível adicionar amigos e conversar com eles, por chat de texto ou voice chat. No entanto, na implementação desse sistema, até agora, estivemos atrelados à plataforma Steam: por baixo do sistema de amigos do Heavy Metal Machines, estivemos integrados à sua arquitetura de relacionamentos. Essa arquitetura, junto com suas restrições, sempre foi um limitante do que poderíamos fazer para nosso jogo, no quesito social, incluindo o fato de que o Steam não permite que um jogador adicione amigos sem que gaste algum dinheiro na plataforma, o que vai contra nossa filosofia de oferecer uma experiência free-to-play.

Esses dias, no entanto, ficaram para trás! Com o lançamento da primeira versão do Hoplon Friends, damos o primeiro passo em direção a uma nova gama de possibilidades e potenciais de interação e socialização.

Como forma de pavimentar o caminho para essas futuras funcionalidades, essa primeira versão contempla um desacoplamento completo da infraestrutura da Steam. É como se estivéssemos trocando o motor de um carro: na superfície, as coisas deveriam estar funcionando como sempre estiveram. O processo, no entanto, que envolveu reescrever essa funcionalidade do zero, fez com que resolvêssemos uma série de problemas antigos relacionados à nossa antiga implementação do mesmo. 

Além disso, como forma de “testar as águas” desta nova infra, adicionamos uma nova funcionalidade ao nosso sistema de amigos e comunicação ingame: o card de Perfil do Jogador.

 

Agora, deixando o mouse sobre o apelido dos outros jogadores na interface de HMM abre essa telinha, que revela informações importantes a respeito de quem quer que esteja do outro lado do servidor. Elas agora estão ao seu dispor. Use-as com sabedoria! 😉

Comentar sobre essas alterações, assim, depois de terem sido feitas, faz com que talvez elas tenham sido fáceis de realizar. Nem tanto! Mudanças feitas “nas entranhas” de um software, não importa o quão pequenas, representam sempre um desafio, pela forma como elas tendem a se conectar com as diferentes e mais variadas partes do sistema. Ainda mais quando estamos falando do Hoplon Friends, que acompanha o jogador em praticamente todas as telas de Heavy Metal Machines, de uma forma ou de outra. Programadores, artistas, designers de interface, game designers, testadores: a equipe inteira, e aqui estamos falando de quase 20 pessoas, que merecem todos os créditos por ter completado esse lançamento com sucesso. Parabéns à equipe!

E agora?

Agora esperamos vocês, jogadores de Heavy Metal Machines, se comuniquem e interajam mais do que nunca, dentro e fora do jogo. Vamos continuar nesse caminho, ainda existem muitas funcionalidades e melhorias que podemos fazer. E que iremos fazer. Agora estamos livres para isso.

 

Grande abraço,

Ygor.