Produção de jogos (e do Heavy Metal Machines!)

Olha a postagem nova saindo da fornalha, metaleiros!

Nesta semana, do dia 24/09, nós lançamos um vídeo entrevistando o Eros, produtor do Heavy Metal Machines, onde ele conta o porque das mudanças que o HMM está passando além de dar alguns boas novas pra galera quanto a data de lançamento do beta! Mas enfim, o que de fato é um produtor de jogos e, qual a função do produtor no Heavy Metal Machines?

Basicamente, o produtor é o cara que tem o conhecimento em todas as áreas do jogo, digo, mas não pense que o nosso Eros é um super herói capaz de programar, desenhar/modelar e distribuir o jogo todo sozinho, mas ele precisa um conhecimento absurdo do jogo, tendo ciência da importância de cada área pra conseguir unir todas as peças do quebra-cabeça com a finalidade de entregar um produto DA HORA pros jogadores. Ele é o mecanismo fundamental para fazer com que todas as partes desenvolvidas separadamente, façam sentido quando juntas e consigam dar vida para um produto que antes era apenas uma ideia.

Por isso ele precisa: sempre estar ciente do que está acontecendo com o produto, bugs, definições de artes, definições de game design, level design, se o jogo está divertido, se o jogo está difícil ou fácil demais, se está intuitivo e claro e se está de acordo com a proposta inicial. É muito fácil para um desenvolvedor (seja programador, game designer ou artista) ter uma interpretação diferente do jogo, por estar trabalhando dentro do universo dele por tanto tempo, ou até por não ter acesso a um outro ponto de vista, cabe novamente ao produtor (Eros neles!) fazer com que toda equipe esteja alinhada entre si para que esse tipo de situação não aconteça!

No caso do Heavy Metal Machines, nós lançamos um produto que tinha a premissa de ser a fusão do clássico “Rock’n’Roll Racing” de super nintendo com os famosos mobas (Dota e LoL). Lançamos o produto e acabamos vendo que o resultado final não conseguia se aproximar de nenhum dos dois e com as críticas e comentários dos jogadores, somado as próprias estatísticas do jogo, nós vimos que algo tinha desandado um pouco em algum momento. E vem do produtor a forte e difícil decisão de que precisamos parar tudo, rever o que estamos fazendo e pensar no que fazer para solucionar. E a decisão foi que realmente o jogo não estava adequado para os nossos jogadores e precisava passar por uma grande mudança baseada no que os jogadores gostariam de jogar, mas que não puderam.

Então é isso, nosso Eros, como produtor do HMM, tomou a frente e fez o que precisava ser feito. E agora sim, o Heavy Metal Machines vai seguir o caminho que sempre pretendeu e vai ser orgulho para todos os veteranos que estão nos ajudando na construção dele. AGORA se você ficou interessado na emocionante história do Eros e quer conhecê-lo, assista ao último vídeo lançado do HMM que conta um pouquinho do que vem de novo por aí e o por que de algumas mudanças!

Valeu!
– Zach